"Em defesa dos direitos das pessoas com autismo"

domingo, 30 de dezembro de 2012

Manifestação pública contra o preconceito

 

novo-logo-do-domingão-do-faustão

A Associação Brasileira de Psiquiatria enviou carta ao apresentador Fausto Silva, da TV Globo, contestando a posição da psicóloga Elizabeth Monteiro sobre a chacina ocorrida numa escola de ensino elementar na cidade de Newtown, no estado norte-americano de Connecticut. Para a psicóloga, o jovem Adam Lanza, que atirou contra 26 pessoas, entre elas 20 crianças, seria autista ou portador de Síndrome de Asperger. As declarações foram ao ar no programa do dia 16 de dezembro.
Falando em nome dos mais de 10 mil psiquiatras do País, o presidente da ABP, Antonio Geraldo da Silva, afirmou, no documento, que atrelar uma chacina ou qualquer atitude violenta a uma reação do autismo ou Síndrome de Asperger é grave e carece de embasamento cientifico. Para a Associação Brasileira de Psiquiatria, declarar algo do gênero, em rede aberta de televisão, traz consequências graves para autistas, familiares, professores, educadores e profissionais de saúde, que lidam com esta realidade diariamente.
Antonio Geraldo da Silva ressaltou que a ABP defende a criminalização da “psicofobia”, preconceito contra portadores de deficiências e transtornos mentais, no novo projeto do Código Penal que tramita no Congresso.
Veja Aqui as declarações da psicóloga Elizabeth Monteiro no programa Domingão do Faustão no dia 16 de dezembro
Leia Aqui a carta enviada pela ABP ao apresentador Fausto Silva.

fonte: http://www.abp.org.br/portal/archive/10294

Nenhum comentário:

Postar um comentário