"Em defesa dos direitos das pessoas com autismo"

domingo, 30 de dezembro de 2012

Como posso lidar com casamento com um cônjuge com Síndrome de Asperger?



De Lisa Jo Rudy , o ex-About.com Guia

Pergunta: Como posso lidar com casamento com um cônjuge com Síndrome de Asperger?
Meu marido foi recentemente diagnosticada como tendo síndrome de Asperger , um tipo de alto funcionamento de autismo. Ele se formou em uma escola da Ivy League, mas a sua auto-absorção, falta de jeito e comportamentos rígidos têm afetado nosso casamento com impacto emocional devastadora. Existe esperança para melhoria?

Resposta: De Dr, Bob Naseef:

Se há uma palavra que descreve a reação de um membro da família para o diagnóstico de autismo em alguém que você ama, que a palavra é a solidão. Isso é o que eu ouço na sua pergunta. Tenha certeza de que você não está sozinho em ter esta resposta. Há uma ajuda para seu marido, bem como a si mesmo. Agora que o autismo é mais amplamente reconhecido, tanto adultos como crianças, que podem não ter sido identificados como autistas no passado, estão sendo diagnosticados.Isto é particularmente verdadeiro para o autismo de alto funcionamento (HFA) e Sydrome Asperger (SA).
Existe até um site dedicado às questões enfrentadas pelos cônjuges e parceiros de Parceiros síndrome de Asperger e Recursos Indivíduos, incentivo e suporte. Existem inúmeros artigos úteis arquivados ali. Há também uma lista de assinaturas de e-mail para os indivíduos com AS, e aqueles que têm um pai, cônjuge, ou criança com SA. Familiares e relacional experiências, recursos, dicas de sobrevivência, encorajamento e esperança são oferecidos lá.

É através deste tipo de partilha que muitas pessoas ajudam-se mutuamente aliviar os encargos da vida e encontrar estratégias de enfrentamento e soluções para muitos problemas nos relacionamentos. Certamente não é fácil para colmatar o défice de comunicação que existe na vida cotidiana que você descreve. Ser ao mesmo tempo aliviado e preso é um dilema traiçoeiro. Geralmente com mais informação vem a esperança, então eu sugiro que você começa a aprender mais sobre a síndrome de Asperger. Existem inúmeros livros e sites. Um bom site médica para começar às seria o PENN Aprendizagem Social Programa de Transtornos . Lá você vai ver a condição do seu marido, descrita como um distúrbio de aprendizagem social, que é uma forma útil de olhar para as suas diferenças e os desafios que enfrentam tanto de você.



Também é importante olhar para a história de seu relacionamento. Você deve ter tido bons momentos juntos e compartilharam sentimentos positivos sobre si. Tente recuperar o que vislumbres de que você pode e o que os uniu. Você pode beneficiar de consulta com um profissional de saúde mental, que é experiente em ajudar as pessoas no seu tipo de situação. Mesmo que o seu marido não vai com você, você pode ganhar alguns insights sobre a relação que o ajudará a recuperar alguma esperança e, possivelmente, alterar a química do que está acontecendo agora mesmo em seu relacionamento.


De Cindy Dr. Ariel:
Muitas vezes, é tanto um alívio grande e uma grande decepção para ser diagnosticado ou casado com alguém que é diagnosticado no espectro do autismo como um adulto . Suas esperanças podem ser frustradas e ele pode sentir-se pior agora, mas a verdade é que seu marido ainda é o mesmo homem que você amou e se casaram. Não há saída para o diagnóstico do autismo, mas agora que você e ele sabe mais sobre ele e suas sensibilidades e comportamentos, é finalmente possível encontrar formas de compensar e aprender e mudar e crescer.

As pessoas podem mudar. Na nossa profissão, podemos ajudar as pessoas a mudar e não fazemos o que fazemos se nós não cremos com certeza que é possível, pois as funções do seu marido em um alto nível cognitivo, ele será capaz de usar isso para aprender o comportamento social que é menos inábil e rude. Para trabalhar sobre este será importante para ele aceitar o seu diagnóstico. Este é o passo mais difícil seguinte, depois que você e ele pode trabalhar em superar os obstáculos e avanços podem ser vistos. Ele pode mudar.



Aceitar o diagnóstico pode ser o maior obstáculo à mudança. Se o seu marido está disposto a ver um conselheiro, ou mesmo para obter uma segunda opinião para que os dados começa a crescer ele poderia ajudá-lo a ver o que é difícil para ele aceitar agora. Leitura de livros por outros adultos com autismo de alto nível, tais como Stephen Shore, Grandin Temple, e Donna Williams também pode ser muito útil para ele começar a reunir as provas cognitivas ele pode precisar de compreender e aceitar o seu diagnóstico.

Uma vez que o diagnóstico é feito e então aceita, as pessoas com autismo são capazes de avançar, não com rapidez e facilidade, talvez, mas devagar e com firmeza. É preciso paciência e perseverança. Você quer ter que mudar um pouco do seu entendimento e expectativas atuais. Em todo casamento casais devem fazer alguns sacrifícios e concessões que eles não esperavam e isso muitas vezes traz casais para um lugar mais profundo mais madura em seu casamento, amor e compromisso com o outro.


Robert Naseef, Ph.D., e Cindy Ariel, Ph.D., são os co-editores do "Vozes do espectro: pais, avós, irmãos, pessoas com autismo, e Profissionais de compartilhar sua sabedoria" (2006). Na web em escolhas alternativas

Fonte: www.autism.about.com

fonte: por Grupo Asperger - Brasil, Sábado, 12 de maio de 2012 às 12:46 ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário